CEIVAP 25 anos

CEIVAP completa 25 anos de gestão e história

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o CEIVAP completa 25 anos. Instituído em 1996, pelo Decreto Federal nº 1.842, o Comitê é um dos pioneiros no sistema de gestão hídrica. Desde a sua criação, atua viabilizando programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na área da bacia. Há elaboração de estudos, planos e projetos, intervenções para preservação e conservação de mananciais, além de ações de comunicação, educação ambiental e mobilização.

Composto por ética e história, e essencialmente, por pessoas que o ajudam a escrevê-la todos os dias. São anos marcados por muito trabalho e importante marcos. O CEIVAP foi o primeiro Comitê do Brasil a implementar a metodologia da cobrança pelo uso da água em 2002, e foi também, peça fundamental na criação da AGEVAP, a primeira Agência de Bacia instituída no país, sua secretaria executiva até os dias de hoje.

Importantes atores do cenário da gestão ambiental da bacia do Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, acompanharam e contribuíram no processo de criação, estruturação do CEIVAP, assim como tantos representantes e instituições que passaram pela gestão e atuaram de maneira fundamental para o desenvolvimento do Comitê durante todos esses anos. Pautada pela integração, o CEIVAP e os Comitês Afluentes da bacia vêm trabalhando em conjunto, dando continuidade nessa história de sucesso.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação