Ed.123 | 27 de janeiro de 2021

Institucional

PGR da bacia segue para a etapa de consolidação dos dados

Com os questionários respondidos por especialistas e moradores da bacia do Paraíba do Sul e o levantamento de informações realizado, o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) da bacia segue para a etapa de consolidação dos dados obtidos. O documento norteará a criação de estratégias para enfrentamento de eventos críticos recorrentes ou com risco de ocorrência na área de atuação do CEIVAP.

A partir da consolidação das informações, com finalização prevista para abril de 2021, a empresa contratada pela secretaria executiva do Comitê - Consórcio Nippon Koei/Regea - começará a fase de análise de eventos críticos e probabilidade de ocorrência.

Até a consolidação do Plano, o estudo passará por um total de oito fases: aprovação do plano de trabalho; levantamento de dados; análise de eventos críticos e probabilidade de ocorrência; dimensionamento dos impactos e definições de áreas de ocorrência; matriz de probabilidade de ocorrência; plano de contingência; matriz de responsabilidade e versão final do plano de gerenciamento de risco. A construção do documento está sendo acompanhada pelo Grupo de Trabalho do Plano de Gerenciamento de Risco (GTPGR), que tem realizado reuniões periódicas para condução das etapas do processo.

Com o PGR estabelecido, o Comitê terá um diagnóstico das áreas com análise de riscos, detalhamento das medidas necessárias para evitar e prevenir a ocorrência deles ou para agir em casos de situação de desastres que possam prejudicar o meio ambiente, impossibilitar o abastecimento de água da população e, principalmente, colocar em risco a vida das pessoas e animais residentes nas bacias.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação