Ed.122 | 30 de dezembro de 2020

Institucional

Retrospectiva 2020: o que aconteceu na bacia neste ano

Com a pandemia do novo coronavírus, o país teve que se adaptar a uma nova realidade. Para o CEIVAP não foi diferente. Em meio ao período de isolamento social, o Comitê enfrentou um grande desafio: manter o compromisso com a gestão integrada e participativa. Com o auxílio da tecnologia, o colegiado enxergou a ocasião como uma oportunidade para se reinventar. Foram mais de 30 reuniões realizadas e 17 deliberações aprovadas. Confira alguns marcos deste ano:

1º webinar e lançamento do documentário do CEIVAP
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o CEIVAP promoveu seu primeiro webinar. Com o tema “Experiências e aprendizados com a crise hídrica na bacia do Paraíba do Sul”, o seminário contou com a participação de representantes do CEIVAP, da AGEVAP e de comitês de bacias afluentes. O encontro também marcou o lançamento do documentário “Crise Hídrica 2014/2015”, que descreve a seca mais prolongada já vivida na bacia do Paraíba do Sul e traz à tona experiências e aprendizados acumulados naquele período, cujos impactos ainda se refletem nos dias de hoje.



PROTRATAR
Os municípios de São José do Barreiro/SP, Jacareí/SP e Areias/SP, inscritos na primeira edição do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR), iniciaram suas obras. Serão mais de R$ 10 milhões investidos pelo CEIVAP no esgotamento sanitário dessas cidades, que beneficiarão 241.705 pessoas.



Ferramenta de simulação de cobrança pelo uso da água
Em setembro, o CEIVAP disponibilizou uma nova área no site para acesso à simulação da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A ferramenta possibilita que que os usuários de recursos hídricos da bacia estimem os valores a serem pagos, considerando a metodologia proposta, assim como o impacto da cobrança sobre seu custo de produção, facilitando assim a avaliação do método por parte do segmento.



Lançamento do Programa Mananciais
Para proteger, manter, recuperar, expandir e/ou assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e a regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos para os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) dos afluentes do Paraíba, o CEIVAP lançou, em outubro, o Programa de Investimento em Serviços Ambientais para Conservação e Recuperação de Mananciais. A iniciativa consiste no desenvolvimento e na execução de ações com foco no incremento da disponibilidade hídrica e na melhoria da qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes.



Aprovação do PAP 2021
Durante reunião plenária realizada virtualmente em novembro, o CEIVAP aprovou o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) para 2021. Utilizado pelo Comitê desde 2012, o PAP do próximo ano trará novidades: o novo padrão de diretrizes do Manual Operativo do Plano e a criação do Plano de Execução Orçamentária. Ao todo, R$ 64,8 milhões já estão comprometidos em ações ao longo da bacia.



Nova Presidente é eleita
presidente Na primeira Reunião Ordinária do ano, realizada em novembro, o CEIVAP deu boas-vindas à nova Presidente, Ana Asti. A Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro recebeu a indicação com alegria e agora integra a mesa diretora ao lado do Vice-Presidente, Matheus Cremonese, e do Secretário Ricardo Jacob.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação