Ed.119 | 30 de setembro de 2020

Comitês Afluentes

CBH-BPSI lança Atlas da Bacia

O Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana lançou recentemente o primeiro Atlas da Região Hidrográfica IX, que corresponde a todo o norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. O documento foi apresentado durante um webinar promovido pelo Comitê e tem o objetivo de oferecer suporte para tomadas de decisão relacionadas à segurança hídrica e ao planejamento de ações na bacia, além de servir de consulta para pesquisas acadêmicas.

Para o Diretor Presidente do Comitê, João Gomes, o atlas representa um grande passo para a região hidrográfica do Baixo Paraíba. “Os dados técnicos ali disponíveis vão nos permitir compreender melhor a nossa região. Junto com os dados consolidados empiricamente, conseguiremos direcionar ações e melhorar a gestão dos recursos hídricos”, destacou.

O Diretor Presidente do CEIVAP, Matheus Cremonese, participou do webinar e ressaltou a importância do estudo para a bacia. “Esse Atlas é mais um material de referência para todos os trabalhos desempenhados nessa amplitude de bacias hidrográficas que, no final, se somam. Trabalhos como esse é o que a gente precisa. O CEIVAP é um todo e dentro do seu âmbito temos os afluentes com toda a sua especificidade, precisamos pormenorizar. Ele serve também de exemplo para outros comitês afluentes utilizarem ideia e trabalharem em cima de um material como esse.”

A publicação é dividida em quatro capítulos, que detalham o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, descrevem tecnicamente a Região Hidrográfica IX, especificam as 13 sub-bacias estabelecidas pelo CBH-BPSI e informam sobre a Baixada Campista. O Atlas pode ser acessado gratuitamente no site do Comitê. Clique aqui.

A Região Hidrográfica IX
A Região Hidrográfica IX, localizada no norte e noroeste fluminense, compreende a região das bacias do Muriaé, do Pomba, do Pirapetinga, do Córrego do Novato e Adjacentes, do Jacaré, do Campelo, do Cacimbas, do Muritiba, do Coutinho, do Grussaí, do Iquipari, do Açu, do Pau Fincado, do Nicolau, do Preto, do Preto Ururaí, do Pernambuco, do Imbé, do Córrego do Imbé, do Prata, do Macabu, do São Miguel, do Arrozal, da Ribeira, do Carapebus, do Itabapoana, do Guaxindiba, do Buena, do Baixa do Arroz e do Guriri, além de pequenas bacias das margens direita e esquerda do Baixo Paraíba do Sul.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação