Português BR Deutsch English Espanhol
Balanço Hídrico (Qualitativo e Quantitativo)

Para facilitar o entendimento do balanço hídrico quali-quantitativo, este será apresentado utilizando indicadores de qualidade e disponibilidade hídrica.

O Índice de Disponibilidade Hídrica (IUD) é obtido dividindo a demanda de água pela disponibilidade hídrica no início do trecho em estudo, sendo a disponibilidade igual ao somatório das vazões remanescentes dos dois trechos a montante, acrescido da vazão incremental do trecho, ou seja:

Demanda
IUD = ----------------------, sendo
Disponibilidade

IUD: Índice de Disponibilidade Hídrica

Demanda = Somatório das Demandas do Trecho

Disponibilidade = Qr (T2) + Qr (T3) + Q95 (incremental), onde:

Qr (T2) é a vazão remanescente do trecho de montante T2,

Qr (T3) é a vazão remanescente do trecho de montante T3 e

Q95 (incremental) é a diferença entre a vazão Q95 do final e do início do trecho em estudo.

Na hipótese do trecho de rio estudado ser o primeiro trecho após um determinado Aproveitamento Hidrelétrico com regularização de vazão, a disponibilidade no trecho é igual à vazão regularizada acrescida da vazão incremental do trecho.

As respostas de IUD sinalizam os locais onde a disponibilidade hídrica está tendendo a ser insuficiente ao atendimento das demandas estabelecidas ou, até mesmo, já não possuem condições de atendimento.

Com o processamento do algoritmo do “Balanço Hídrico Quantitativo” e de posse dos cálculos das vazões necessárias para diluição de cargas de esgoto, o “Balanço Qualitativo” identificou os locais com disponibilidade hídrica insuficiente para atender a diluição dessas cargas.

O Índice de Qualidade das Águas (IDQ), é obtido dividindo a vazão necessária para diluir a matéria orgânica biodegradável (DBO) lançada no rio, pela Disponibilidade Hídrica de cada trecho de rio.

A seguir seguem os Balanços Hídricos Qualitativo e Quantitativo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul:

As outorgas federais na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul podem ser acessadas aqui.